quarta-feira, 31 de maio de 2017

Série Depressão- 1 de 3

E se o choro durar mais que uma noite?

Há uma confusão para a maioria das pessoas entre a definição de tristeza e depressão. Trataremos aqui mais desta que daquela, porém ambas sempre estarão ligadas de alguma forma. E para já esclarecer onde uma continua e a outra começa que fique claro que a tristeza prolongada é sintoma da depressão. Ou seja, quando o estado de humor triste, abatido, pessimista, insatisfeito com a vida ultrapassa o limite de ter uma causa específica ou de estar relacionado a um fato isolado, e vira um estado permanente independente das circunstâncias e momentos felizes, então já estamos falando de DEPRESSÃO!

O termo deprimido significa literalmente “pressionado para baixo”. Alguém nessa situação é privado da liberdade de movimentar-se e principalmente de expressar corporalmente suas emoções. Se trata de alguém oprimido, privado, tolhido, aprisionado em seu próprio corpo e/ou mente.
Definitivamente essa não é a definição de um cristão! Não cabe a um adorador a imagem retratada anteriormente. Como podemos crer que alguém que conhece e crê no plano de salvação, alguém que busca a vida eterna com Cristo, alguém que se alegra em saber que Cristo vive, alguém que está cheio do Espírito Santo, alguém que confia na providência de Deus e crê na proteção do Senhor dos Exércitos este mesmo alguém pode viver em estado permanente de tristeza? Como este alguém pode passar mais de uma noite a chorar sem se lembrar de tudo isso que foi citado acima?
Calma! Se você está nessa situação, se tem chorado por mais de uma noite e não tem visto motivos para continuar vivo(a), se tudo perdeu o sentido, se você só tem tristeza e dor em seu peito e nenhum motivo lhe parece suficiente para voltar a sorrir então lembre-se: O SENHOR É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA, SOCORRO BEM PRESENTE NA ANGÚSTIA. (Sl 46:1)
Não posso negligenciar a possibilidade de você necessitar de ajuda médica, contudo nada terá melhor e mais rápido efeito do que a certeza no coração desse zelo Divino. E por mais duro que seja para você reconhecer que está com este problema, o primeiro passo e o mais importante é aceitar essa verdade e buscar a cura. Para fortalecer a dica deixo o testemunho de quem já enfrentou esse mal – EU! Não há pessoas ou remédios, vícios ou mudanças que lhe ofereçam o que Jesus Cristo oferece.
VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E EU VOS ALIVIAREI. (Mt 11:28)
Ele oferece alívio para as nossas dores, não através de remédios, mas por meio da fé.
A fé é o firme fundamento das coisas que não se pode ver, mas que se espera por reconhecimento da graça de Deus. Portanto, é por reconhecer o amor de Deus, se você se encontra deprimido, que se torna possível acreditar em novas razões para viver, para se alegrar, para libertar suas emoções e até para chorar e entregar todas as suas aflições a Deus em uma oração sincera. Porém o mais importante é crer que um novo dia de vida é mais uma oportunidade para buscar contentamento, para fazer o que gosta, para dizer eu te amo, para fazer alguém sorrir, para se permitir sonhar novamente, para se levantar e tomar posse de suas emoções e provocar essa alegria escondida dentro de você.
Então vamos começar?
Dê o primeiro passo! Diga para você mesmo: eu estou triste hoje, mas essa tristeza vai acabar! Diga isso com firmeza. Acredite no que você está dizendo. Liberte sua mente da opressão!
Agora diga: Eu sou amado (a) por Deus! Isso independe de seus erros ou pecados. Ele te ama e quer te ver feliz. Então repita! DEUS quer me ver feliz!
Se você chegou até aqui então você crê na cura através de Cristo. Sendo assim diga: serei curado (a) pelo amor de Jesus Cristo.
A depressão reflete um estado de espírito, logo você precisa do Espírito Santo para lhe fortalecer e restaurar. Sendo assim ore ao Espírito Santo de Deus para retirar todos os sentimentos e lembranças ruins que lhe afligem e que Ele preencha todos os vazios que lhe inquietam até que você só sinta a alegria da presença de Deus.
Eu lhe garanto que se você cumprir esses passos com verdadeira fé você não acordará do mesmo jeito e o gosto salgado das lágrimas será convertido num sorriso de paz e esperança nas novas possibilidades que Deus tem para sua vida.
Pode até ser que reste um pouco de pessimismo e dúvida minando a sua fé. Mas eu te pergunto: o que você perde em acreditar em tudo que eu disse acima e tentar sair da depressão?
Como desconfio que talvez você tenha feito o passo-a-passo sem muita firmeza então lhe peço que repita e dessa vez ainda mais confiante!
PS: Se você conhece alguém que está em depressão passe esse texto, afinal o que você perde com isso?
Deus abençoe a todos
Miss. Débora Morais

2 comentários:

  1. O mundo oferece diversos ingredientes para a formação de uma depressão, porém, a presença do Espírito Santo em nossas vidas evita que o sabor fique amargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Michel. Só o Espírito Santo pode acrescentar um paladar saboroso e salutar às nossas vidas! Aleluia!!!

      Excluir

A minha história!

  Eu era livre em um mundo limitado. Hoje sou serva de um reino infinito e eterno.  Bem vindo ao meu blog!  É um prazer para mim compartilha...